Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

FISIO ...

CONFIBE - Congresso Internacional de Fisioterapia Ética e Bioética 2011

03 a 05 de novembro de 2011
Vitória -ES

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Biblioteca Virtual em Saúde                       Biblioteca Virtual em Saúde
http://www.bireme.br/

Dica !!!


Aprenda alguns alongamentos para 



antes e depois da caminhada...





Para fazer um exercício físico sem arriscar a saúde, especialistas concordam que o alongamento, antes e depois da atividade, é fundamental. No Projeto Caminhar, vários profissionais vão estar nas praças ensinando os exercícios certos para se fazer antes e depois da caminhada.
Mas você já pode começar a se alongar. Abaixo, veja instruções:

Instruções de alongamentos

Dica !!!

FisioterapiaFisioterapeuta


Notícias, concursos e livros de 

Fisioterapia

   

domingo, 20 de fevereiro de 2011




Cursos online

Fisioterapia / CBO

          A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO identifica ocupações no mercado de trabalho para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares. Os efeitos de uniformização pretendida pela CBO são de ordem administrativa e não se estendem a relações de trabalho.
         Nomenclatura adotada: Família é a unidade do sistema de classificação.Ocupação é o conjunto articulado de funções, tarefas e operações destinadas à obtenção de produtos ou serviços. É representada pelo código de 4 números.


Família: Fisioterapeutas
Código: 2236

Código - ocupação
2236-05 - Fisioterapeuta geral 
2236-25 - Fisioterapeuta respiratória 
2236-30 - Fisioterapeuta neurofuncional 
2236-35 - Fisioterapeuta traumato-ortopédica funcional 
2236-40 - Fisioterapeuta osteopata 
2236-45 - Fisioterapeuta quiropraxista 
2236-50 - Fisioterapeuta acupunturista 
2236-55 - Fisioterapeuta esportivo 
2236-60 - Fisioterapeuta do trabalho

Descrição Sumária da CBO
Aplicam técnicas fisioterapêuticas para prevenção, readaptação e recuperação de pacientes e clientes. Atendem e avaliam as condições funcionais de pacientes e clientes utilizando protocolos e procedimentos específicos da fisioterapia e suas especialidades. Atuam na área de educação em saúde através de palestras, distribuição de materiais educativos e orientações para melhor qualidade de vida. Desenvolvem e implementam programas de prevenção em saúde geral e do trabalho. Gerenciam serviços de saúde orientando e supervisionando recursos humanos. Exercem atividades técnico-científicas através da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos.

Fonte: CBO-MTE (10/2010)

novidades...

COFFITO

http://www.coffito.org.br/


Mais uma vitória do COFFITO: Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais podem prescrever órteses e próteses
Publicado/Atualizado em 10/2/2011 14:49:59




Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais têm mais uma grande razão para comemorar: a partir de agora, o Sistema Único de Saúde (SUS) reconhece o direito desses profissionais de prescrever “órteses, próteses e materiais especiais não relacionados ao ato cirúrgico”, por meio da publicação da Portaria SAS/MS N° 661, de 2 de dezembro de 2010. Tal conquista amplia significativamente a atuação dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no SUS e em clínicas e hospitais particulares por todo o país. Essa vitória é fruto do empenho do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), que atua nesta causa há mais de um ano, realizando diversas reuniões junto ao Ministério da Saúde. “A inclusão das órteses, próteses e materiais especiais não relacionados ao ato cirúrgico na Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais significa o reconhecimento da atuação desses profissionais nestas áreas pelos ministérios da Saúde e do Trabalho e Emprego” afirma o conselheiro do Coffito, Adamar Nunes. Entre os procedimentos incluídos, estão a prescrição de calçados ortopédicos, muleta axilar, prótese mamária, cadeira de rodas, andador, palmilhas, coletes, cintas e outros.
Para acessar a lista completa das órteses, próteses e materiais especiais não relacionados ao ato cirúrgico, incluídos na CBO dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais, siga as orientações abaixo:

  1. Acesse sigtap.datasus.gov.br;
  2. Clique em “Acessar tabela unificada”;
  3. Clique em “Procedimentos”;
  4. Clique em “Publicados”;
  5. Clique em “Consultar”;
  6. Na guia “Grupo”, selecione a opção “07 – Órteses, próteses e materiais especiais”;
  7. Na guia “Sub-Grupo”, selecione a opção “01 - Órteses, próteses e materiais especiais não relacionados ao ato cirúrgico”;
  8. Na guia “Forma de Organização”, selecione a opção “01 – OPM auxiliares da locomoção” ou a opção “02 – OPM ortopédicas”;
  9. Na guia “Competência”, selecione “01/2011”;
  10.   Clique na lupa (localizar);
  11.  Após isso, clique nas órteses, próteses e materiais especiais de sua escolha quando, então, abrirá uma página com todo histórico deste instrumento;
  12. Clique, então, na guia “CBO”, localizada na parte de baixo da página.

sábado, 19 de fevereiro de 2011


  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional:  Atua na investigação, prevenção e tratamento das doenças dos ossos, músculos, articulações e ligamentos. Pode atuar em fraturas, torções, amputações e lesões musculares, inclusive evitando que estas ocorram, e evitando, em alguns casos, uma cirurgia, trabalhando de forma preventiva.

  • Fisioterapia Geriátrica:  Atua junto ao idoso e proporciona uma melhorqualidade  de vida a este, promovendo uma melhor postura, uma marcha equilibrada, uma melhora da auto-estima, evitando a depressão e o sentimento de incapacidade.

  • Fisioterapia Pediátrica: Promove um melhor nível de vida para crianças, principalmente àquelas que apresentam desenvolvimento psicomotor abaixo dos padrões considerados normais para sua faixa etária.

  • Fisioterapia Desportiva: O fisioterapeuta atua na prevenção, planejamento, implantação, coordenação e supervisão de programas destinados à recuperação funcional de atletas amadores e profissionais. Orienta o atleta e os praticantes de atividades físicas, fortalecendo e preparando as regiões mais susceptíveis a lesões em cada esporte.

  • Fisioterapia Reumatológica: Com exercícios que ativam a circulação e desenvolvem a capacidade dos movimentos em pacientes acometidos por causa de dores nas articulações, a fisioterapia está indicada em pacientes com reumatismos, artrites, artroses e osteoporose.

  • Fisioterapia Preventiva: Além de tratar lesões tem papel fundamental na prevenção, como conscientizar a população em geral, especialmente crianças, quanto à postura, prevenindo alterações posturais e evitando complicações posteriores.

  • Fisioterapia Cardio-Respiratória: Nesta área, o fisioterapeuta lida com a avaliação e o tratamento de pacientes com distúrbios pulmonares crônicos ou agudos. Emprega métodos e uma grande variedade de exercícios terapêuticos.

  • Angiologia: O fisioterapeuta avalia e desenvolve um programa de assistência para pacientes com uma variedade de distúrbios vasculares, com o objetivo de melhorar a circulação sanguínea, aumentar a resistência física aos exercícios, aliviar a dor, etc.

  • Fisioterapia Estética: Atua nesta área prevenindo o aparecimento de cicatrizes hipertróficas e para facilitar o pré e pós operatório de cirurgias plásticas. Atua ainda, na celulite, flacidez muscular, estrias, envelhecimento cutâneo, queimaduras e acne.

  • Queimados: Usando como principal recurso a cinesioterapia, tem como objetivo desenvolver os movimentos do paciente que sofreu queimaduras.

  • Fisioterapia Neurológica: Função de reabilitar pacientes com problemas neurológicos.

  • Fisoterapia do Trabalho: Atua na análise ergonômica do local, dos objetos de trabalho e, principalmente, da postura dos funcionários no trabalho.

  • Fisioterapia Hospitalar: Atua nas enfermarias de hospitais e UTI's, com pacientes acamados. Envolve trabalhos respiratórios, neurológicos, cardiológicos, alongamentos, higiene brônquica, fortalecimento dos músculos, etc.
  • Fisio na TV...Insensato Coração[2]