quinta-feira, 24 de novembro de 2011
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Fisioterapia é aliada contra distúrbios dermatológicos
A fisioterapia dermato-funcional é uma especialidade que utiliza recursos fisioterapêuticos e no tratamento estético, embasado cientificamente. Os fisioterapeutas dermato-funcionais são profissionais especializados que promovem estudos científicos de todas as aplicações e ações terapêuticas. De acordo com a fisioterapeuta e professora do Curso de Fisioterapia Dermato-funcional da Interfisio, Claudia Carpes, especializada na área, a análise da pele é um dos passos mais importantes para se definir a forma de tratamento após o reconhecimento das alterações que ocorrem nos tecidos que compõe sua estrutura.
– Qualquer alteração presente na estrutura da pele seja qual for a causa que provocou, caracteriza a formação de lesões elementares. Os mecanismos indutores de lesões elementares podem ser de natureza circulatória, inflamatória, metabólica, degenerativa ou hiperplásica – explica.
Tipos de lesões
Dependendo dos tipos de lesões e das causas, pode-se classificar as lesões da pele quanto a modificação da cor, eflorescências elementares de conteúdo (sólida ou líquida, eflorescências por solução de continuidade, eflorescências elementares caducas (escamas, crostas ou escaras) e as seqüelas.
As manchas pigmentares estão relacionadas à melanina e podem ser classificadas em hipercrômicas, hipocrômicas e acrômicas. As manchas hipercrômicas apresentam um tom escuro por excesso de melanina no local onde estão presentes; as manchas hipocrômicas são claras por apresentarem menor quantidade de pigmento e por fim as manchas acrômicas são desprovidas de melanina, como vemos no vitiligo.
As seqüelas são as cicatrizes e as atrofias. Cicatrizes são seqüelas provenientes de uma lesão da pele e as atrofias são cicatrizes caracterizadas pela diminuição de espessura da pele. As lesões comuns da pele são abscessos, cistos, cicatrizes, comedões ou cravos, nódulos, pápulas, pústulas e vesículas.
O envelhecimento causado pelo sol é chamado de fotoenvelhecimento, as reações na pele são acumulativas ao longo da vida. A pele jovem é uniformemente pigmentada e sem manchas, a pele envelhecida e exposta ao ser manchada fica amarelada, frouxa, áspera com rugas e poderemos ter mutações gerais nas células que poderão levar ao câncer de pele.
Texto: Paula Oliveira de Sá.
Assinar:
Postagens (Atom)